accounting, report, credit card-761599.jpg

Aposentadoria e a Fórmula 85/95

Em 2015, através da Medida Provisória (MP) nº 676, a qual fora posteriormente convertida em lei (Lei nº 13.183/2015), surgiu um novo sistema de cálculo para a aposentadoria por tempo de contribuição, o qual ficou conhecido como “Fórmula 85/95”. De início, deixa-se claro que essa fórmula não institui qualquer idade mínima para a aposentadoria, vez que muitos acham que somente se aposentarão com 85 ou 95 anos. Os segurados podem se aposentar normalmente após essa medida. A diferença é que agora existe a possibilidade de não ser aplicado o fator previdenciário no cálculo do benefício.

O fator previdenciário é um coeficiente de multiplicação criado em 1999 que leva em consideração o tempo de contribuição do segurado, sua idade e expectativa de vida e é aplicado no cálculo da aposentadoria por tempo. Ele surgiu para desestimular as pessoas a se aposentarem muito cedo, visto que tende a reduzir o valor final do benefício do segurado. Assim, um segurado com pouco tempo de contribuição, idade baixa e alta expectativa de vida terá o valor de sua aposentadoria por tempo sensivelmente reduzida.

Como dito, com a fórmula 85/95 o segurado pode afastar a aplicação do fator previdenciário de seu benefício, o qual fará com que o mesmo seja “integral”. Para tanto, o homem deve atingir uma pontuação de, no mínimo, 95 pontos e a mulher, 85, na data em que requererem sua aposentadoria. Essa pontuação é a soma da idade do segurado com seus anos de contribuição, levando-se em consideração também os meses que não são suficientes para completar um ano. Há um ponto muito importante que não se pode deixar de mencionar: o homem deverá contar com no mínimo 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos, para poderem fazer essa soma.

Assim, um senhor que tenha 60 anos de idade e 35 anos de contribuição em 2017 fechará a soma de 95 pontos (60 + 35), podendo se aposentar sem aplicação do fato previdenciário, o que gerará um benefício “integral”. No caso da mulher, bastaria a mesma ter 55 anos de idade e 30 anos de contribuição.

Ainda, a lei previu que a cada dois anos, a partir de 31/12/2018, a pontuação necessária para ter direito ao benefício integral aumentará em um ponto, até que em 31/12/2026 a pontuação necessária seja de 100 pontos para os homens e 90 pontos para as mulheres.

Antes de o segurado pedir sua aposentadoria no INSS, é importante que ele verifique qual é sua melhor alternativa, considerando os diferentes tipos de aposentadoria e, agora, também a fórmula 85/95.

Ficou na dúvida? Marque um horário conosco e venha fazer uma simulação de seu benefício. Com aposentadoria não se brinca! Afinal, você irá recebê-la pelo resto de sua vida.

Posts Relacionados

Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD)

Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD)

De acordo com a lei, a pessoa com deficiência (PcD) é aquela que possui impedimentos de longo prazo de natureza

Benefício Assistencial ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Baixa Renda

Benefício Assistencial ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Baixa Renda

O que é e quem tem direito ao benefício assistencial? O benefício assistencial, também conhecido como Benefício de Prestação Continuada

Inventário Extrajudicial Descomplicado

Inventário Extrajudicial Descomplicado

A perda de um ente querido é um momento de grande tristeza. E nessas horas, muitas vezes a última coisa

Passo a Passo para pedir o auxílio-doença (ou a aposentadoria por invalidez) pelo aplicativo do INSS

Passo a Passo para pedir o auxílio-doença (ou a aposentadoria por invalidez) pelo aplicativo do INSS

O que é e quem tem direito ao benefício do auxílio-doença? O auxílio-doença, hoje chamado de auxílio por incapacidade temporária,

10 Mitos e Verdades sobre o auxílio-doença do INSS (e os 2 maiores mitos sobre a Aposentadoria por invalidez)

10 Mitos e Verdades sobre o auxílio-doença do INSS (e os 2 maiores mitos sobre a Aposentadoria por invalidez)

O auxílio-doença (ou auxílio por incapacidade temporária) é um benefício concedido aos segurados do INSS que estão a mais de

Pensão por morte aos filhos e dependentes de vítima de feminicídio

Pensão por morte aos filhos e dependentes de vítima de feminicídio

Em 31/10/2023 foi publicada a Lei nº 14.717, que prevê o direito a uma pensão especial no valor de um

MS Advocacia é um escritório fundado em 2008 com experiência na prestação de servicos advocatícios especializados nas áreas previdenciária e trabalhista.

Contato

(48) 98443-4997

(48) 3224-0472

contato@msadvocaciaprevidenciaria.com.br

Endereços

Florianópolis

Av. Rio Branco, nº 404, Torre II, Ed. Planel Towers, Sala 1004 (10º Andar)

Palhoça

R. José Maria da Luz, nº 2925
Centro, Ed. Baviera, Sala 15 (2º andar)

Enviar mensagem
Posso ajudar?
Olá!
Podemos ajudar?