Como mudar o benefício do INSS para outro banco?

Nem todos sabem, mas é possível alterar a agência bancária e o próprio banco no qual se recebe o benefício do INSS. E hoje nem é preciso mais sair de casa para fazer isso!

Como transferir o benefício para outra agência ou banco

Para aqueles que desejam mudar a agência na qual recebem seu benefício previdenciário, mas ainda querem continuar recebendo pelo mesmo banco, basta ir à nova agência bancária e fazer a solicitação de troca de agências.

Se o objetivo é mudar também de banco, o procedimento é o mesmo: deve-se ir à agência do novo banco e solicitar a troca.

Em ambos os casos é importante que cidadão tenha em mãos algum documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte…) e o cartão do benefício. Também é preciso saber o número do benefício e a senha da conta. O número do benefício pode ser localizado na Carta de Concessão do benefício, no Extrato de Pagamento e no Extrato Previdenciário (CNIS), sendo que todos esses documentos podem ser acessados atualmente através do site e do aplicativo do Meu INSS.

A nova conta bancária precisa estar no nome de quem recebe o benefício e não há taxas de transferência para o novo banco. A data de pagamento não será alterada.

Como transferir o benefício pelo aplicativo do Meu INSS

Em função da pandemia do novo coronavírus, a solicitação de troca de agência/banco já pode ser feita sem sair de casa, usando o sistema  do Meu INSS. Veja o passo a passo:

  1. Acesso o sistema do Meu INSS através do site ou aplicativo. Se você não tem o aplicativo instalado, pode baixá-lo no Google Play ou na App Store do seu celular;
  2. Faça o login com o seu CPF e informe a sua senha. Se for o seu primeiro acesso, você deverá criar uma senha e seguir os passos indicados pelo sistema;
  3. Escolha a opção Agendamentos/Requerimentos e clique em Novo requerimento;
  4. Selecione a opção Alterar Local ou Forma de Pagamento. Se tiver dificuldades para encontrar esse serviço, pesquise pelo termo “pagamento”;
  5. Informe os dados da conta (corrente ou poupança) em que você deseja passar a receber o seu benefício;
  6. Clique em Avançar, leia as informações e finalize o seu pedido. Pronto!

Após seguir os passos acima basta aguardar a troca da agência/banco. Você pode cadastrar um e-mail ou celular para receber uma notificação ou SMS quando o pedido tiver sido concluído ou ficar acompanhando o andamento do seu requerimento diretamente no portal do Meu INSS.

Posso transferir o recebimento da minha conta corrente ou poupança para o cartão de benefício?

Sim, seguindo os mesmos passos acima o cidadão tem a opção de transferir o recebimento de sua conta corrente ou poupança para a conta do seu benefício. Mas, cuidado: você só conseguirá sacar em direito ou usar a função de débito nesse caso.

Tento qualquer dúvida ou dificuldade para fazer essas trocas o cidadão deve ligar diretamente para o INSS através do telefone 135. Lembramos que as ligações feitas de telefones fixos para o 135 são gratuitas. As feitas pelo celular serão cobradas normalmente.

DICA: Se o motivo da transferência for por causa das tarifas cobradas todo mês, uma sugestão é que o cidadão tente primeiro negociar essas taxas com o seu gerente atual.

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