Nem todos sabem, mas é possível alterar a agência bancária e o próprio banco no qual se recebe o benefício do INSS. E hoje nem é preciso mais sair de casa para fazer isso!
Como transferir o benefício para outra agência ou banco
Para aqueles que desejam mudar a agência na qual recebem seu benefício previdenciário, mas ainda querem continuar recebendo pelo mesmo banco, basta ir à nova agência bancária e fazer a solicitação de troca de agências.
Se o objetivo é mudar também de banco, o procedimento é o mesmo: deve-se ir à agência do novo banco e solicitar a troca.
Em ambos os casos é importante que cidadão tenha em mãos algum documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte…) e o cartão do benefício. Também é preciso saber o número do benefício e a senha da conta. O número do benefício pode ser localizado na Carta de Concessão do benefício, no Extrato de Pagamento e no Extrato Previdenciário (CNIS), sendo que todos esses documentos podem ser acessados atualmente através do site e do aplicativo do Meu INSS.
A nova conta bancária precisa estar no nome de quem recebe o benefício e não há taxas de transferência para o novo banco. A data de pagamento não será alterada.
Como transferir o benefício pelo aplicativo do Meu INSS
Em função da pandemia do novo coronavírus, a solicitação de troca de agência/banco já pode ser feita sem sair de casa, usando o sistema do Meu INSS. Veja o passo a passo:
- Acesso o sistema do Meu INSS através do site ou aplicativo. Se você não tem o aplicativo instalado, pode baixá-lo no Google Play ou na App Store do seu celular;
- Faça o login com o seu CPF e informe a sua senha. Se for o seu primeiro acesso, você deverá criar uma senha e seguir os passos indicados pelo sistema;
- Escolha a opção Agendamentos/Requerimentos e clique em Novo requerimento;
- Selecione a opção Alterar Local ou Forma de Pagamento. Se tiver dificuldades para encontrar esse serviço, pesquise pelo termo “pagamento”;
- Informe os dados da conta (corrente ou poupança) em que você deseja passar a receber o seu benefício;
- Clique em Avançar, leia as informações e finalize o seu pedido. Pronto!
Após seguir os passos acima basta aguardar a troca da agência/banco. Você pode cadastrar um e-mail ou celular para receber uma notificação ou SMS quando o pedido tiver sido concluído ou ficar acompanhando o andamento do seu requerimento diretamente no portal do Meu INSS.
Posso transferir o recebimento da minha conta corrente ou poupança para o cartão de benefício?
Sim, seguindo os mesmos passos acima o cidadão tem a opção de transferir o recebimento de sua conta corrente ou poupança para a conta do seu benefício. Mas, cuidado: você só conseguirá sacar em direito ou usar a função de débito nesse caso.
Tento qualquer dúvida ou dificuldade para fazer essas trocas o cidadão deve ligar diretamente para o INSS através do telefone 135. Lembramos que as ligações feitas de telefones fixos para o 135 são gratuitas. As feitas pelo celular serão cobradas normalmente.
DICA: Se o motivo da transferência for por causa das tarifas cobradas todo mês, uma sugestão é que o cidadão tente primeiro negociar essas taxas com o seu gerente atual.